Litoral em Pauta
DestaqueEducaçãoSão Sebastião

Prefeitura de São Sebastião inclui robótica educacional na grade curricular das escolas municipais

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vai oferecer aulas de robótica educacional aos estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. O lançamento do programa será na próxima terça-feira (14), às 9h, no Teatro Municipal, com professores e alunos embaixadores da iniciativa.

Na quarta-feira, também às 9h, no Auditório da Secretaria da Educação, será promovida a formação sobre o novo material para professores da disciplina de Tecnologia e Inovação de Ensino Fundamental Anos Finais e professores de Empreendedorismo dos Anos Iniciais.

Por fim, na quinta-feira, a partir das 9h, a ação ocorre nas escolas municipais com os professores que serão capacitados divididos em quatro polos pelo município: EM Henrique Botelho, da Vila Amélia; EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias; EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia; e EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga.

Ao todo, mais de 11 mil estudantes de 26 escolas municipais terão aulas que estimulam o pensamento computacional e ensinam habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico, por meio de metodologias ativas que utilizam os kits educacionais da LEGO® Education.

A ‘Cultura Maker’ é uma das principais metodologias utilizadas, onde os estudantes constroem robôs e dividem diferentes funções para realizar tarefas práticas. Há também o STEAM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em inglês), que permite a interdisciplinaridade nas aulas. A combinação de recursos e tecnologias favorece o pensamento computacional e no desenvolvimento de habilidades organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação, enriquecendo o processo de aprendizagem.

A secretária da Educação, Marta Regina de Oliveira Braz afirma que o programa promoverá o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe e criatividade, além de estimular o interesse pela área STEAM. “Trabalhar a robótica educacional no ensino fundamental é crucial para preparar os alunos para um futuro cada vez mais tecnológico.”

Como parte do plano de desenvolvimento, os educadores participarão de uma ampla capacitação que irá prepará-los para a vivência das aulas de robóticas nas turmas. O projeto também conta com orientadores educacionais especialistas em robótica que acompanharão os professores ao longo do ano letivo.

Notícias Relacionadas

Caraguá Beer Festival e Empreenda Caraguatatuba, Festival Americano de São Seba, Festa de Nossa Sra. Aparecida na Ilha e Aniversário de Ubatuba agitam litoral

Editor LP

Felipe Augusto alerta para risco de crise com demissão de 350 comissionados

Editor LP

Campanha de Anistia Fiscal entra na reta final em São Sebastião

Editor LP