Litoral em Pauta
Gente que Faz

Poeta Felipe Riela participará de sessão de autógrafos no Festival Literário de São Sebastião que reúne dezenas de atrações gratuitas amanhã (07/10)

Amanhã (07/10), sábado, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis, Oficinas Culturais, Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) realizam o festival FLI & São Sebastião Literária – Edição Especial, no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico, a partir das 13h.

No Ponto do Livro, tenda que compõe o evento, haverá contações de histórias, rodas de conversa, troca gratuita de livros, venda de livros e sessões de autógrafos. Dentre estas, terá um espaço, em funcionamento das 15h às 20h30, com mesas e cadeiras, para que até 15 autores do Litoral Norte do Estado de São Paulo possam autografar seus livros, inéditos ou já lançados, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer a diversidade da escrita dos escritores da região e comprar os livros de diferentes linguagens e gêneros literários.

O poeta e jornalista Felipe Riela estará na parte de Sessões de Autógrafos, a partir das 19h, com seu livro  ‘Vermelho: Poemas de Horácio Luna’, sendo uma obra que explora as emoções, os conflitos e as paixões de um personagem que se revela por meio de seus versos.

O livro conta com um texto de introdução e mais 109 poemas em torno do tema central. A obra é um convite para mergulhar no labiríntico corpo de Horácio Luna, um estranho em si mesmo, que se expõe com sinceridade e intensidade. O autor flerta com a poesia concreta e visual, criando uma estrutura que comunica seu conteúdo e revela seu caráter.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

7/10 • Sábado

Local: Complexo Turístico da Rua da Praia (Centro Histórico)

Mestre de Cerimônia: Lala Machado

13h às 23h

TROCA GRATUITA DE LIVROS

Espaço de troca de livros infantis, adultos e gibis. Uma oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais, sem custo. Para as trocas, é recomendado que os livros estejam em bom estado e não sejam didáticos ou técnicos.

Ponto do Livro

13h40 | Espetáculo

OM CO TÔ? QUEM CO SÔ? PROM CO VÔ?

Circo Navegador

Num encontro inusitado, o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, provoca o público para uma vivência por meio das rotinas de um show circense, se equilibrando entre o deboche e a elegância.

Ponto do Livro | Acessível em Libras

14h40 | Conversa

FLI ENTREVISTA JANAINA DE FIGUEIREDO

Entrevistadores: Junião e Raquel Matsushita | Mediação: Isabel Galvanese

A autora Janaina de Figueiredo, sebastianense finalista do Prêmio Jabuti com “Formigável” (Aletria, 2021) é entrevistada pelos autores Raquel Matsushita e Junião, com mediação de Isabel Galvanese, para falar sobre sua obra e o universo da literatura infantil, sua relevância e representatividade.

Após a conversa, haverá sessão de autógrafos com os autores participantes.

Ponto do Livro | Acessível em Libras

15h às 20h30

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS: AUTORES DO LITORAL NORTE

Literatura local no foco. Nesta sessão de autógrafos de autores regionais, o público tem a oportunidade de conhecer de perto a diversidade da escrita do Litoral Norte, num espaço que possibilita a aquisição de livros e o encontro com escritores de diferentes linguagens e gêneros literários.

15h às 16h40 – Gisele Cursino, Igor Xanthopulo, Jussara Helene, Rosana Gaeta e Samantha Machado

16h55 às 18h35 – Beth Brait Alvim, Jean Garfunkel, Jucy Batista, Maristela Colucci e Silvana Beraldo

18h50 às 20h30 – Felipe Riela, Lidiane Quinsan, Lolita Campani Beretta, Rosesmil e Roze Cabral

Ponto do Livro

16h | Contação de Histórias

PARINDO CABAÇAS

Agbalá Conta

Com duplas de guardiãs, pequenas cabaças mágicas são levadas em uma caminhada pelo espaço. O público escolhe uma pequena cabaça que é aberta com música e magia. Então, um fragmento de histórias tradicionais africanas e poesias é revelada como um presente para quem escuta.

Ponto do Livro | Acessível em Libras

17h às 18h20 | Conversa

DISTORCER RAÍZES: HISTÓRIAS DE TEMPO E DESLOCAMENTO.

Com Eda Nagayama, Helena Silvestre, Isabel Lagedo e Nicia Guerriero | Mediação: Daniela Outi

Quatro autoras de diferentes gêneros conversam sobre sua relação com o tempo, o território e a influência que o deslocamento – interno, externo, forçado ou intencional – exerce em suas obras e processos.

Após a conversa, haverá sessão de autógrafos com os autores participantes.

Ponto do Livro | Acessível em Libras

17h às 19h

OFICINA DE CADERNO DE SONHOS E INTENÇÕES

com Papel do Quintal

Oficina para aprender a fazer seu próprio caderno e nele registrar sonhos e vontades como ferramentas de bem viver. Nesta atividade será apresentada uma técnica de encadernação artesanal utilizando diversos materiais para recortes e colagens em papel.

20 vagas | Inscrições no local, no dia da atividade, a partir das 16h.

Ponto do Livro

18h20 | Sarau

FLISARAU

Apresentação: Lucas Afonso | Participações especiais: AESTTG (A estratégia), Coral da Aldeia Rio Silveira, Batalha do Verso, Casa Brasileira, Jovens em Atuação, Sarau Chão Caiçara e Sarau Semeando Poesia

Lucas Afonso, MC, poeta e slammer, comanda o FLISARAU: encontro poético para todos que quiserem ler ou recitar textos ou poemas, autorais ou não autorais. Além de participações especiais de grupos e coletivos da região, haverá microfone aberto, cujas inscrições iniciam 1h antes, no próprio local.

Anfiteatro | Acessível em Libras

19h20 às 20h30

SESSÃO DE AUTÓGRAFO – FUTURO E MEMÓRIA: ESCREVIVÊNCIAS DO LITORAL NORTE

Eda Nagayama, Helena Silvestre, Isabel Lagedo e autores da coletânea

O livro “Futuro e memória: escrevivências do Litoral Norte”, organizado por Eda Nagayama, Helena Silvestre e Isabel Lagedo, é fruto de oficinas de escrita criativa que aconteceram nos municípios de São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Ubatuba e Caraguatatuba, entre julho e agosto de 2023. Nesta sessão, autores da coletânea e coordenadoras da atividade autografam o livro, cuja distribuição é gratuita.

Ponto do Livro

20h20 | Contação de Histórias

ONDAS DE MAR

Lavínia de Matos

A poeta Lavínia de Matos conta seu encontro com Seu Manoel Francisco Ferro, pescador sebastianense com uma linda história de vida, e declama uma poesia em sua homenagem.

Anfiteatro | Acessível em Libras

20h30 | Conversa

FLI ENTREVISTA AILTON KRENAK

Entrevistadoras: Cristine Takuá e Neide Palumbo | Mediação: Viviane Luiz

Ailton Krenak, liderança indígena e autor de livros como “Ideias para adiar o fim do mundo” e “Futuro ancestral” (Companhia das Letras), é entrevistado por Neide Palumbo e Cristine Takuá, educadora da Aldeia Rio Silveira. A mediação fica por conta de Viviane Luiz, escritora e professora do Quilombo Ivaporunduva (Vale do Ribeira).

Após a conversa, haverá sessão de autógrafos com os autores participantes.

Anfiteatro | Acessível em Libras

22h | Show

TULIPA RUIZ convida JUÇARA MARÇAL e ASSUCENA

Tulipa Ruiz, celebrada como uma das vozes mais potentes de sua geração, convida ao palco as cantoras e compositoras Juçara Marçal e Assucena para um show inédito, com direção musical de Gustavo Ruiz. Além dos destaques dos repertórios de cada artista, que também cantarão juntas composições que amam, a cantautora revisitará seu próprio som de mais de uma década marcada por cinco LPs, diversos singles, hits compostos e gravados por ela e canções feitas para outros artistas.

Anfiteatro | Acessível em Libras

Notícias Relacionadas

Confira as poesias da 33ª edição de julho do jornal Litoral em Pauta

Editor LP

Sarau ‘Chá Cultural’ acontece nesta sexta-feira 17h em Guaratinguetá

Editor LP

Poesia: Soneto de Esperança

Editor LP