Litoral em Pauta
Gente que Faz

Operação Padroeira: UNITAU oferece atendimento aos peregrinos

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, entre os dias 8 e 11 de outubro, a tradicional “Operação Padroeira”, uma ação do programa “UNITAU na sua vida”, da Pró-reitoria de Extensão (PREX), que oferece serviços de saúde e bem-estar aos peregrinos que seguem em romaria em direção à Aparecida (SP).

A iniciativa é organizada pela PREX e conta com a participação de aproximadamente 500 universitários dos cursos da área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia e outras áreas, sempre supervisionados por professores e colaboradores da Universidade.

A expectativa é atender cerca de 50 mil romeiros. Entre os serviços de saúde oferecidos estão: aferição de pressão arterial, curativos, massagens e orientações de saúde. Neste ano também haverá orientação de prevenção à exposição solar, além da distribuição de protetor solar. Os atendimentos acontecerão durante os períodos da manhã, tarde e noite, com o objetivo de prestar cuidados imediatos, oferecer acolhimento e incentivo aos peregrinos.

Para a Pró-reitora de Extensão da UNITAU, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, a ação é uma oportunidade de formação integral. “Ao realizarem atendimentos fora do campus, os estudantes vivenciam o verdadeiro sentido do cuidado humanizado e do compromisso social. É uma experiência transformadora, que fortalece o aprendizado e a cidadania”, destaca.

Neste ano, a UNITAU estará presente em diferentes pontos da Via Dutra, acompanhando os peregrinos ao longo da jornada: Km 126 – Caçapava; Km 110 – Taubaté; Km 108 – Taubaté; Km 99 – Pindamonhangaba e Km 75 – Aparecida.

A organização da operação começou em agosto, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e pontos de apoio parceiros, definindo locais de atuação e cuidados especiais para esta edição. A logística de materiais envolve diversos setores da Universidade, como o Departamento de Obras e Manutenção e o Núcleo de Eventos.

Com todos os cuidados preparados para atender o grande fluxo de pessoas, a coordenadora da Operação Padroeira, Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva, reforça a mensagem de acolhimento que move a ação. “Tudo foi preparado com muito carinho, dedicação e esforço para que os peregrinos sejam bem recebidos. Queremos aliviar a dor física, incentivar que cheguem com saúde a Aparecida e dar forças para que continuem firmes até o fim da caminhada”.

Serviço

Evento: Operação Padroeira
Data: 8 a 11 de outubro
Horário: das 7h30 às 22h
Locais: Kms 126, 110, 108, 99 e 75.

Notícias Relacionadas

Confira a Coluna de Poesias no jornal Litoral em Pauta da edição de janeiro

Editor LP

Fazenda da Esperança leva exposição fotográfica ao Shopping Jardim Oriente até 22 de setembro

Editor LP

Novas obras, novos projetos, e um futuro promissor: Litoral Norte dá as boas-vindas a 2025 e comemora 4 anos de jornal impresso

Editor LP