Litoral em Pauta
Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguá investe na modernização do sistema de segurança pública com a instalação de cerca de 1,3 mil câmeras de monitoramento; previsão é que o sistema comece a operar na alta temporada deste ano

Por Redação.

Caraguatatuba está prestes a dar um grande passo na modernização do sistema de segurança pública com a implantação da Central de Segurança Integrada (CSI). O novo modelo deve substituir a atual Central de Operações Integradas (COI) com ampliação da cobertura de monitoramento na cidade, que passará de 161 câmeras para quase 1,3 mil, com reforço nas áreas centrais, bairros e equipamentos públicos. A estimativa é que o sistema entre em operação ainda este ano, com a alta temporada funcionando como teste prático da nova estrutura.

De acordo com a atual gestão, a proposta é criar uma estrutura integrada de vigilância, com tecnologia embarcada em parte dos equipamentos, drones, totens de segurança e capacidade de atuação em tempo real, inclusive em casos de medidas protetivas.

O projeto Smart Caraguá contará ainda com apoio da plataforma federal Córtex, que permite o cruzamento de dados com mandados de prisão em aberto, e utilizará análises de zonas de risco e fluxos populacionais para orientar a distribuição dos pontos de monitoramento.

A nova central terá ainda uma estrutura ampliada, com mais de 30 telas e presença permanente de representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e outras forças de segurança.

Mesmo com o aumento expressivo na cobertura, o custo mensal do sistema terá incremento reduzido, de R$ 450 mil para aproximadamente R$ 500 mil, devido ao modelo de locação com manutenção inclusa. A proposta é transformar Caraguatatuba em referência nacional em segurança pública inteligente e integrada.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições dos blocos de rua para o Carnaval 2025

Editor LP

Processo seletivo para estagiários de 30 cursos está aberto em Caraguá até o dia 21 de junho

Editor LP

Sanclo está com as inscrições abertas para o Curso de Operador de Drone classe 3 até 25 kg

Editor LP