Litoral em Pauta
Caraguatatuba

Igreja Matriz de Caraguá comemora Festa de Santo Antônio em meio ao Ano Jubilar; Trezena Litúrgica, Caminhada Penitencial (08/6), Casamento Comunitário (13/6) e Festa Social aos fins de semana fazem parte da programação

Por Drielly Leite.

Em meio a celebração do Ano Jubilar, o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba (Igreja Matriz) comemora a 172ª Festa de Santo Antônio, que ocorre até o próximo dia 29 de junho, com uma extensa programação litúrgica e social.

Conforme explicou o padre Julián Quintero Celis, responsável pelo Santuário, o Ano Jubilar, também chamado Ano Santo, é uma celebração que ocorre a cada 25 anos na Igreja Católica com o objetivo de promover a renovação espiritual, a reconciliação e a vivência da misericórdia divina.

Nesta edição da celebração, como já havia sido divulgado em dezembro passado pelo Papa Francisco, a temática é “Peregrinos da Esperança”, tema esse que será incorporado em toda a festa do Padroeiro da cidade, que a cada dia irá trabalhar um novo assunto, como a Colheita, a Esperança, o Arrependimento, Abraçar a Misericórdia Divina, Compaixão para os mais necessitados, entre outros.

As celebrações da Festa de Santo Antônio incluem ainda a Trezena Litúrgica, que consiste em um período de treze dias de oração, celebrações e práticas devocionais, que serão realizadas durante os dias que antecedem o Dia do Padroeiro (13/6), e a tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio e a Missa Campal, na Igreja Matriz (08/6).

Na data em que é celebrado o dia de Santo Antônio, em 13/06 (sexta-feira), será realizado o Casamento Comunitário, às 12h, com seis casais confirmados para participarem da celebração. No mesmo dia, ocorrerá a bênção e venda do Bolo de Santo Antônio, e a Bênção dos Pães. Fora isso, às 18h, será realizada a Procissão do Padroeiro, e às 20h, a Missa de Ação de Graças, com a presença do Bispo Dom José Carlos Chacorowski e do Prefeito Mateus Silva, também no Santuário. Já no dia 15 de junho (domingo) ocorrerá a Corrida do Padroeiro, em homenagem a Santo Antônio.

Outra importante tradição da festividade é a Peregrinação da Imagem de Santo Antônio pelas capelas do Santuário, que começou no último dia 26/5 e segue até 29/6. Assim como explicou o padre Julián, cada dia da semana Santo Antônio estará em uma capela, retornando sempre às sextas-feiras para o Santuário. Faz parte dos locais de peregrinação a Comunidade Divina Providência (Rio do Ouro), Comunidade Nossa Senhora das Graças (Rio do Ouro), Comunidade São Francisco de Assis (Ponte Seca) e Asilo Vila Vicentina.

Com mais de 120 voluntários participando da comemoração, a festa social dentro do Santuário ocorre às sextas, sábados e domingos, após a Missa, com sorteio de prêmios e a venda de comidas típicas, como o famoso bolinho caipira, que de acordo com a expectativa da organização da festa, terá 7 mil unidades comercializadas por fim de semana, somando mais de 35 mil unidades de bolinho.

Fora a programação realizada dentro do Santuário Diocesano de Santo Antônio, todos os dias, de segunda a segunda, barracas servindo comidas típicas de quermesses estarão do lado de fora da Matriz, na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), no Centro, atendendo o público.

Notícias Relacionadas

Live solidária em prol da APAE e Vicentinos acontece hoje às 20 horas no Facebook da catedral do divino

Editor LP

Carlinhos da Farmácia respeita vereadores de “oposição” e se diz apoio do atual prefeito Aguilar Jr

Editor LP

Do Tinga para o mundo; estudante de Caraguá conquista campeonato internacional de empreendedorismo

Editor LP