Litoral em Pauta
Caraguatatuba

Documentário “Trancistas” estreia com sessões gratuitas em Caraguatatuba e celebra a resistência e identidade das mulheres negras

O documentário “Trancistas” estreia com duas exibições especiais e gratuitas em Caraguatatuba, nos dias 22 e 29 de junho (domingos), oferecendo ao público uma imersão no universo das mulheres negras trancistas da cidade. A produção revela como a arte de trançar vai muito além da estética, é uma prática carregada de ancestralidade, resistência e transformação social.

Dirigido com um olhar sensível de Mariane Garcia, o filme apresenta histórias reais de mulheres que encontraram nas tranças uma forma de sustento, identidade e afirmação cultural. O documentário expõe a potência estética e a força política dessa profissão que, apesar de essencial para tantas famílias negras, ainda enfrenta preconceitos”, explica a documentarista.

A primeira exibição foi realizada no dia 22 de junho, no Polo Cultural da Fundacc, no bairro Travessão, com uma programação que começou às 17h, com abertura e boas-vindas ao público. Em seguida, às 18h, foi exibido o filme “Corpo Mutável”, com duração de uma hora, abrindo espaço para reflexões sobre identidade corporal. Logo depois, às 19h30, aconteceu a aguardada exibição de “Trancistas”, com 1h20 de duração. Após a sessão, a partir das 21h, o público pôde aproveitar um momento de confraternização com comes e bebes, seguido, às 21h30, por uma roda de conversa com a participação de realizadores e convidados. O encerramento da noite, às 22h, ficou por conta do DJ Pippo, garantindo música e celebração.

A segunda exibição será no dia 29 de junho, no Polo Cultural da Fundacc, no Centro, com início às 16h, também com abertura e boas-vindas. Às 17h, será exibido novamente o documentário “Trancistas”, seguido de uma pausa para comes e bebes às 18h30. Na sequência, às 19h, o público poderá assistir ao curta-metragem “Batiscafo Escafandro”, com 20 minutos de duração. A partir das 19h30, uma nova roda de conversa promoverá o debate e o compartilhamento de experiências sobre os filmes exibidos. O encerramento será às 20h, com um set especial do DJ Pippo.

De acordo com a documentarista, “Trancistas” é um convite à reflexão sobre a valorização do corpo negro e o legado cultural presente na arte capilar. “Entre fios e mãos que tecem memórias, o filme reafirma o protagonismo das trancistas nos territórios periféricos, mostrando como elas enfrentam o preconceito e transformam vidas por meio do saber ancestral”, explica.

O documentário foi produzido por meio do edital Lei Federal Paulo Gustavo 23/2023, disposto pela Fundacc/Prefeitura de Caraguatatuba, e conta com a equipe: Felipe Vernizzi, diretor de fotografia; Hugo Labanca, edição; André Requião, montador; Laís Rodrigues, produção executiva, e Leonardo, assistente de produção; além das entrevistadas Cleópatra Garcia, Miriam Antunes, Silvia Antunes, Rielem Thomé e Marília Nascimento.

A documentarista Mariane Garcia também foi a responsável pela direção, roteiro e pesquisa, e traz a motivação de sua própria experiência de vida e realidade que a cerca para idealização desta obra.

Serviço:

Foto: Divulgação.

Exibições do documentário “Trancistas” – Entrada gratuita:

29 de junho – Polo Cultural da Fundacc – Centro (Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, 416, Centro, Caraguatatuba)

16h: Abertura/boas-vindas

17h: Exibição de Trancistas (1h20)

18h30: Comes e bebes

19h: Exibição do curta Batista Batiscafo Escafandro (20 min)

19h30: Roda de conversa sobre os filmes

20h: Encerramento com DJ Pippo

Classificação indicativa: Livre

Mais informações:

Instagram: @fundacc | @m.afrotrampos

E-mail: m.arte.afrotrampos@gmail.com

Telefone: (12) 99612-3618

Notícias Relacionadas

Caraguatatuba celebra 45ª Exposição de Orquídeas com foco na biodiversidade local

Editor LP

Entrevista exclusiva com o vice-prefeito de Caraguatatuba, Campos Junior

Editor LP

Arena Nacional no Serramar Shopping recebe 2ª etapa do Circuito Paulista de Vôlei de Praia 2025

Editor LP