Litoral em Pauta
Caraguatatuba

Prefeitura de Caraguatatuba orienta população sobre contato com morcegos no período de calor

Secretaria de Comunicação Social – PMC.

Com o aumento das temperaturas, a presença de morcegos em áreas urbanas tende a se tornar mais frequente, incluindo residências, varandas, garagens e outros ambientes. De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, a população deve evitar qualquer tipo de contato direto com esses animais.

Os morcegos são considerados potenciais transmissores do vírus da raiva. Por esse motivo, não devem ser tocados, manipulados ou recolhidos, mesmo quando aparentarem estar feridos, imóveis ou mortos. O contato direto pode representar risco à saúde humana.

Em caso de encontro com um morcego, a recomendação é manter distância, isolar o local, se possível, e acionar imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses para orientação e recolhimento adequado do animal.

Se houver qualquer situação de contato direto, como mordida, arranhão, contato do animal com feridas abertas, mucosas (olhos, boca) ou se o morcego for encontrado em ambientes onde pessoas dormiam, os envolvidos devem procurar imediatamente uma unidade de saúde. O atendimento precoce é fundamental para avaliação médica e, quando indicado, início da profilaxia antirrábica.

A Secretaria de Saúde também reforça que não se deve tentar cuidar, capturar ou transportar morcegos por conta própria. A conduta correta é sempre buscar apoio dos serviços oficiais de saúde e vigilância.

Até o momento, Caraguatatuba registrou nove acidentes envolvendo morcegos na última semana.

Canal oficial:
Centro de Controle de Zoonoses
Rua Ministro Dilson Funaro, 115 – Jardim Britânia
Telefone: (12) 3887-6888

Notícias Relacionadas

Corpo Musical da Polícia Militar se apresenta em Caraguatatuba neste sábado (25/01)

Editor LP

Observação de aves e educação ambiental marcam a primeira semana do observador de aves de Caraguatatuba

Editor LP

Caraguatatuba recebe 3º Festival de Vela de 09 a 11 de agosto

Editor LP