Litoral em Pauta
DestaqueSão Sebastião

Prefeitura de São Sebastião, CDP e Funap assinam convênio para contratação de mão de obra carcerária

A Prefeitura de São Sebastião, o Centro de Detenção Provisiória ‘DR. José Eduardo Mariz de Oliveira’ (CDP) de Caraguatatuba e a Fundação ‘Prof. Doutor Manoel Pedro Pimentel’ (Funap) assinaram convênio para a contratação de mão de obra carcerária que vai trabalhar em áreas de zeladoria no município.

O contrato prevê a contratação de até 55 presos em regime semiaberto e eles já estão em trabalho junto à Regional da Enseada, na Costa Norte, ligada à Secretaria de Serviços Públicos (SESEP). Conforme Carlos Kleber Sales de Araújo, Assessor de Projetos Urbanos da Regional, o grupo trabalha na pintura de guias a sarjetas, limpeza de vegetação, varrição, manutenção de vias e prédios públicos com pintura, jardinagem, serviços gerais entre outras atividades de zeladoria.

A jornada de trabalho é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e eles recebem cerca de 75% do valor do salário mínimo nacional (R$ 1.412). Ao sair do CDP, o reeducando deve estar com rastreador eletrônico e também há um monitor que acompanha a jornada desde a saída do sistema prisional, ao campo de trabalho até seu retorno ao Centro de Detenção.

A escolha dos reeducandos que vão trabalhar por meio do convênio parte da direção do CDP e a gestão desse convênio é feita da Prefeitura de São Sebastião e Funap e tem a missão de promover a recuperação social da pessoa privada de liberdade por meio da educação, da capacitação profissional e do oferecimento de trabalho remunerado.

Ao município cabe o pagamento do convênio e disponibilização de equipamentos de trabalho e de proteção individual (EPIs) e uniformes, enquanto à fundação, a manutenção desses material.

O primeiro grupo está em atividade desde o dia 27 de maio deste ano e a previsão é de novas turmas para atuarem em outras regiões.

Notícias Relacionadas

UNITAU abre inscrições para seleção da Residência Médica 2025

Editor LP

Casa de Apoio São Peregrino, da Catedral de Caraguatatuba, se despede com festa de pacientes que terminaram com êxito o tratamento oncológico no mês de agosto

Editor LP

Prefeitura de Ilhabela divulga mais de 200 oportunidades de emprego disponíveis no PAT

Editor LP